Todo Lago Ornamental, para ter um ecossistema eficiente e de qualidade, precisa de plantas aquáticas e foi pensando nisso que resolvemos trazer 5 classificações de plantas para você compor o seu Lago Ornamental!
Antes de aprender quais são as 5 classificações nós precisamos ter em mente a importância de ter plantas nesse ambiente aquático.
As plantas realizam fotossíntese, ou seja, resumidamente, elas transformam CO2 (Dióxido de Carbono) em O2 (dioxigênio, o oxigênio que a maioria dos seres vivos utilizam para respirar).
É através da fotossíntese que entra a importância de se inserir plantas aquáticas dentro do seu Lago Ornamental, pois elas controlam a quantidade de CO2 disponível na água, que, em altas concentrações, é letal para os peixes.
Além de consumir/regular o CO2, as plantas aquáticas também “injetam” mais O2 na água (Produto resultante da Fotossíntese), que é utilizado pelos peixes durante o processo de respiração.
Também dá para utilizarmos as plantas aquáticas com o intuito de formar um Filtro Verde dentro do Lago Artificial.
Agora que você viu alguns benefícios de se utilizar as plantas aquáticas dentro de um Lago Ornamental vamos ao que interessa.
5 Classificações de Plantas para Lago Ornamental:
Aquática Emergente / Palustres → Possuem as raízes fixadas no substrato do fundo do lago e que ficam acima do nível da água
Submersa Fixa → Possuem as raízes fixadas no substrato do fundo do lago contudo essas daqui ficam abaixo do nível da água todavia elas não emergem
Flutuantes Fixas → Plantas que fixam as raízes no substrato e que lançam suas folhas na superfície
Flutuantes Livres → Ficam soltas/boiando na superfície da água
Borda → Plantas que são utilizadas no entorno do lago
Agora que você já sabe que existem 5 classificações de plantas para Lago Artificial que tal ver os benefícios de uma cascata artificial? Clique aqui e venha conferir!
Até o próximo post!