Manutenção de lago Ornamental: 4 motivos pelos quais é necessário realizar
Ao falar em lago ornamental quase sempre pensamos naquele ambiente aquático lindo, com água cristalina, carpas saudáveis e plantas lindas.
Mas, na maioria das vezes, acabamos esquecendo da importância que existe na manutenção de lago ornamental.
Um lago artificial, assim como qualquer ambiente aquático, também precisa de uma manutenção periódica.
É necessário acompanhar e analisar como está a qualidade da água, a saúde dos peixes e se todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente.
Abaixo você verá 4 motivos pelos quais você precisa realizar a manutenção do seu lago ornamental de tempos e tempos:
1. Monitorar os parâmetros da água:
Os peixes dependem da água para realizar seus processos bio químicos e portanto o acompanhamento dos principais parâmetros da água de seu lago são importantes.
Sugerimos, fortemente, que pelo menos você acompanhe os seguintes:
PH – Para grandes volumes de água regular o PH é bastante complicado, já que a quantidade de tamponadores é enorme.
O controle do PH é muito importante para a escolha das espécies (peixes de acordo com o PH de seu lago) e também para a correta adaptação na introdução dos peixes novos.
Na verdade, deveríamos escolher nossos peixes pelo PH médio que nosso lago mantém.
O choque osmótico é a maior causa de morte de peixes introduzidos erroneamente em lagos e aquários.
Isso se dá por dois fatores principais: a escolha de peixes de habitats com PH muito diferente do seu aquário e a falta de uma adaptação correta.
A escolha é meio óbvia..ir contra a assinatura bio química de uma espécie é comprometer seu desenvolvimento e até causar seu sofrimento.
Quanto a adaptação o correto é medir o PH da água de onde está vindo o peixe,o PH do seu lago e fazer uma lenta adaptação colocando a água do lago no recipiente em que veio o peixe até que se iguale.
O controle periódico de PH no dia a dia do seu lago é um termômetro importante para efeitos indesejáveis como perda de coloração dos peixes, crescimento abaixo do esperado, desenvolvimento de algas e até de doenças.
AMONIA, NITRATO E NITRITO – Esses compostos são oriundos da decomposição orgânica
e precisam ser acompanhados pois em saturações muito altas são prejudiciais aos peixes e podem causar uma série de problemas, inclusive a morte.
Um sistema de filtragem bem dimensionado deve ser suficiente para manter os níveis dentro do suportável e caso isso não acontece é um sinal de que melhorias devem ser feitas nele.
2. Quantidade de minerais e outras substâncias em suspensão;
Destacamos aqui o GH ou dureza da água que nada mais é do que a quantidade de minerais dissolvidos na água.
Os principais minerais medidos são o Magnésio e o Cálcio que são absorvidos diretamente pelos peixes e entram na composição de cartilagens e outras estruturas.
Uma água “mole”, ou seja, sem a concentração ideal desses minerais irá retardar o crescimento e causar até nanismo, ou seja, seus peixes nunca atingirão seu potencial total de tamanho.
Contudo, a água “dura”, sempre considerando o ideal das espécies, irá saturar o peixe e comprometer a correta metabolização de oxigênio e nutrientes, podendo causar até a morte.
3. Manutenção de Lago Ornamental: filtros e equipamentos
Ao longo do tempo os filtros podem acabar perdendo um pouco da sua eficiência por causa de sua utilização e é por isso que é importante realizar a retrolavagem dos filtros do seu lago ornamental, pois é através dela que você irá remover as impurezas e detritos contidos na água para fazer com que o filtro não fique entupido e retorne a sua eficiência máxima.
Contudo, vale lembrar que, para a retrolavagem, não é necessário a utilização de nenhum produto químico.
A verificação periodica de bombas, ozonizadors, uv e demais equipamentos com limpeza de suas entradas e saidas também é muito importante para que o sistema funciona sempre no total de sua capacidade
4. Troca de mídia
A maioria dos sistemas se utiliza de midias pereciveis e que se saturam e necessitam serem trocadas periodicamente para garantir a eficiencia dos filtros.
A Oficina do Peixe desenvolveu um filtro cujas midias tem durabilidade de no minimo 12 meses, o que garante uma excelente qualidade da água com baixo custo de manutenção.
Precisa fazer manutenção? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo! Clique aqui para falar com a gente
Até o próximo post!
Adriano Hummel – Oficina do Peixe